EMPRESÁRIO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO DE RISCOS PARA O SEU NEGÓCIO

blog
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Empresa que não tem gestão de risco precisará de uma gestão de crise, e isso é um FATO.

Motivo? NÃO existe negócio sem risco🤯.⁣

“💬Ah, Dra… Mas a minha empresa é pequena, poucos funcionários… Por que eu vou investir nisso?”⁣

Porque, independente do porte, encontramos riscos que podem impactar o financeiro substancialmente.⁣

Veja estes 4 exemplos práticos:

1- Fotógrafo que nunca se preocupou em ter um termo de autorização de uso de imagem adequado para a realidade da sua atividade, sem prever a finalidade específica e prazo de uso, além de não ter controle e gestão sobre isso.

Resultado: Você terá que gerir as consequências de ações judiciais pedindo valores altos de indenização por uso indevido de imagem.

2- Se a sua construtora, como tomadora de serviços, não tem gestão dos terceirizados dede a fase pré contratual (due dilligence).

Resultado: Você terá que gerir as consequências de ações judiciais por vício de obras, as quais poderão comprometer a continuidade do seu negócio.

3- Possuir uma loja online (qualquer segmento) e não seguir as regras previstas em lei para uma venda segura; não ter política de privacidade, tampouco gestão de banco de dados. E mais: fazer campanha de marketing fora das bases legais previstas na LGPD.

Resultado: Você terá que gerir as consequências de multas e penalizações pelo descumprimento da LGPD por órgãos como Procon, por exemplo. Sem contar com as ações judiciais promovidas por seus clientes (titulares dos dados pessoais sob sua posse).

4- Case Vale S.A: Ainda em 2012, a empresa foi eleita a pior empresa do mundo quando se trata de direitos humanos e meio ambiente.

Esse fato seria uma alerta gritante que mudanças deviam ocorrer. Mas, por falta de gestão de riscos ambientais e estruturais, a imagem da Vale ficou totalmente manchada com os desastres de Mariana e Brumadinho.

O plano de gestão de riscos ambientais nesses dois casos teria poupado centenas de vidas, nosso meio ambiente e, lógico… Muito dinheiro.

 

Todos os exemplos acima demonstram, sem sombra de dúvidas, que um plano estruturado e personalizado de compliance é a solução jurídica mais barata e eficaz para o seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato através do formulário de nosso site!

 

Maria Gabriela Basso Rizzotto – OAB/SC 55.739

Controle de Processos
Usuário:
Senha: